segunda-feira, 21 de junho de 2010

TRENTO - UM POUCO DA HISTÓRIA E MUITAS IMAGENS

Trento (em italiano "Trento", em dialeto local "Trènt", em alemão "Trient" e em latim "Tridentum") é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com 104.844 habitantes.

No início, Trento foi uma cidade céltica. Mais tarde conquistada pelos romanos. Foi uma cidade importante no Sacro Império Romano-Germânico. Na catedral de Trento (Duomo di Trento) Maximiliano I de Habsburgo foi coroado imperador.

De 1027 a 1802, Trento foi a capital do Principado Episcopal de Trento, uma administração eclesiástica ligada ao governo do Condado do Tirol. Ambos formavam o Condado Episcopal do Tirol, que pertenceu durante séculos ao Império Habsburgo.

A cidade Trento tornou-se famosa pelo Concílio de Trento (1545-1563) que deu origem à Contra-Reforma. O adjetivo tridentino significa literalmente "pertencente a Trento", mas por causa do Concílio também se refere ao evento e ao rito; um dos resultados do concílio foi o estabelecimento da Missa Tridentina como o ritual oficialmente aprovado pela Igreja Católica, que procurou padronizar a missa e acabar com as variações locais que existiam anteriormente.

Após a Primeira Guerra Mundial (1918), a região trentina foi ocupada pela Itália e hoje constitui-se na Província autônoma de Trento, que junto da Província autônoma de Bolzano (Südtirol) formam a região autônoma de Trentino-Alto Ádige.

O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico e o mais longo da história. É considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica.[1] Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé (sagrada escritura histórica) e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado como Concílio da Contra-Reforma.





Igreja de São Pedro









Palácio Larcher Fogazzaro - em estilo barroco, construído em 1700 para ser a residência da nobre família Guarinoni.





Praça Duomo - Fonte de Netuno


Fonte de Netuno e Basílica de São Vigilio






Degustação de grapa, uma bebida típica.


Salame tipicamente trentino, em formato de meia bola

Espumante Ferrari, feito em Trento




Interior da Basílica de São Vigilio.



Taverna onde assistimos ao jogo do Brasil. No prédio há também um ótimo restaurante.






2 comentários:

  1. Virginia Maria de Ol.Migliorini22 de junho de 2010 às 15:44

    Olá Wal, como está, espero que esteja bem dentro do FUSO do Brasil.
    Sabe o Clóvis ainda não entrou no nosso fuso....
    As fotos estão lindíssimas, que viagem maravilhosa, vc está de parabéns pelo trabalho.
    Beijos p/ vc e p/ o Dani tb.

    ResponderExcluir

  2. Il mio bisnonno è nato a Trento .
    Sono un brasiliano che vogliono vivere in Italia .
    Lavorare ... sposare ...
    pillon.elaine@gmailcom

    ResponderExcluir