terça-feira, 8 de junho de 2010

DIA 8 - CAMPANA DEI CADUTI, ROVERETO, LAGO CEI, CANTINA D'ISERA - UM DIA DE GRANDES EMOÇÕES

Hoje acordamos às 7 da manhã para iniciarmos nosso passeio pelo Trentino. Acho que ninguem imaginava que seria um dia de tantas emoçoes.
Tomamos um ônibus especialmente fretado para nós e fomos direto a Rovereto, a uns 30 km ao sul de Trento.
A cidade tem 36 mil habitantes, é o segundo município da província de Trento e foi um importante centro de manufatura da seda. A produção atual inclui vinho, chocolate, borracha e lentes.
O Museu Histórico Italiano da Guerra, inaugurado em 1921, é uma das atrações turísticas da cidade, que foi uma das que mais sofreu os devastadores efeitos de bombardeios. Nele há uma grande coleção de armas de 1500 a 1700.
Museu Histórico Italiano da Guerra.


Ao chegarmos à cidade, fomos diretamente para um local, onde há um sino que foi construído em homenagem aos mortos de todas as batalhas, principalmente na segunda guerra mundial. É a Campana dei Caduti ou Sino dos Caídos,chamada de Maria Dolens, ou Maria Dolorosa. É o maior sino do mundo que badala e todas às noites, às 9 e 30, ele ecoa da colina de Miravalle. É um símbolo da paz.
Hoje no local há uma fundação que trabalha em prol da paz do mundo.
Logo na entrada do prédio da fundação, há uma sala com inúmeras fotos de guerra e o piso é um imenso tapete, também com fotos chocantes de cenas de guerra. Um trabalho de beleza indescritível.
Fomos a uma sala e lá tivemos uma explicação seguida de um filme sobre a história da construção do sino, que foi idealizado pelo sacerdote de Roveretto, Antonio Rossaro.
Foi fundido no Trento, em 1924, com o bronze dos canhões de 19 nações que estiveram presentes na primeira guerra mundial. Esse primeiro sino foi colocado inicialmente no Castelo de Rovereto. Como o som do sino não soou como o idealizado por Rossaro, fundiu-se um novo sino em Verona, em 1939. Em 1964 foi fundido o sino atual que foi colocado onde se encontra hoje.
Em 1968 nasceu a "Fondazione Opera Campana dei Caduti", cujo objetivo é educar as novas gerações para a paz, a não violência e aos direitos humanos.
Depois fomos diretamente ao sino, que é enorme, como poderão ver na foto e muitos se emocionaram ao vê-lo.
No domingo ele soa ao meio dia. Voltaremos nesse dia para ouvirmos suas cem badaladas.





Daí fomos ao centro histórico, diretamente para a Catedral, uma belíssima construção, com o interior muito bonito, como é costume aqui na Europa.



Bem perto da catedral, há o Museu Depero é um museu de arte moderna e contemporânea, dedicado ao guturista Fortunato Depero.
Ali tivemos uma visita guiada por todas as salas.

Depois fomos ao lago de Cei, onde tomamos um lanche preparado pelo hotel. O pessoal aproveitou para passear pelas bordas do lago, tirar muitas fotos.
Adão e Patrícia posaram para fotos: ela com um buquê de flores silvestres, ofertado por ele. Os dois são pura felicidade.



Dali fomos conhecer um cemitério trentino, que mais parece um jardim. É assim que este povo trata seus mortos; com muitas flores que são regadas diariamente. Nesse cemitério, que fica perto de Rovereto, numa vilazinha de nome Pedersano, está enterrado Rino Zandonai, que morreu no acidente da Air France no ano passado. Ele era presidente da Associazione Trentini nel Mondo e foi um dos responsáveis pela criação dos circolos de várias cidades, inclusive Piracicaba, Santa Olímpia, Jaú.

Dali partimos para uma legítima cantina vinícola do Ádige - Cantina D'Isera - na comuna de Isera, que tem 2.400 habitantes, onde fomos recebidos pelo vice-prefeito de Isera, Franco Nicolodi, pela vereadora de Isera, Antonella Giordani, que é nossa guia nesse passeio, Antonela e pelo diretor da cantina, que contou a história da empresa e falou sobre a produção dos seus vinhos, entre eles o Marzimino D'Isera, um vinho trentino superior, com denominação de origem controlada.
Conhecemos as instalações da vinícola e fomos convidados para uma degustação de um espumante e de um tinto, acompanhados de queijo, embutidos e pão.
Todos estão se divertindo muito, tirando muitas fotos e mandam abraços para todos os que estão seguindo este blog.

A igreja da comuna de Isera

O diretor da Cantina, o vice-prefeito e Antonella.

8 comentários:

  1. Tudo lindo, muito lindo. Adão e Patrícia, uma bela imagem do amor, assim, pertinho do Dia dos Namorados.
    Wal, o blog está uma beleza. Espero todo dia por um pouquinho mais de história. Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Virginia Maria de Oliveira Migliorini9 de junho de 2010 às 08:38

    Está tudo muito lindo e vc estão aproveitando muito bem é o que dá pra sentir e ver né. O seu blog está maravilhoso, continue dando notícias pq está parecendo que estou lendo um livro. Beijos muitos beijos..............

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde !

    Estou adorando o blog e estou acompanhando diariamente as aventuras e emoções de vcs... Assim me sinto um pouquinho mais perto da minha família. Já que por telefone eles estão economizando um pouco nos comentários hehehehe.
    Nossa esse é O SINO! Enorme, nunca vi nada igual. Muito legal ler um pouco sobre a história de onde nossa família veio.

    Bjs!

    Andreza Trentino

    ResponderExcluir
  4. Waldete, essa é a viajem dos meus sonhos. Estou maravilhada com os lugares. As fotos estão lindas. Enquanto o meu sonho não se realiza, vou viajando junto com vc. e o grupo.
    Bjos. Mirna ( Fundação )

    ResponderExcluir
  5. É um encanto suas descrições e consigo, através delas, sentir todas as emoções que vivem. abrç. Margarete

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Wal !!!
    O Blog-viagem continua muito legal....mas nos conte mais sobre as comidas locais !!
    ....e esse sininho aí, é alguma réplica em miniatura do da Catedral de Jaú?

    Bejos e boa viagem !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Procurei a nossa querida Regina Teresa (Perina) e não achei a fotografia dela aqui. Onde se encontra? Excelente quinta-feira a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. Adão, Patrícia, Geraldo e Elenice:

    Tudo lindo! Belas fotos, turma animada, lugares maravilhosos. Aproveitem bastante essa magnífica viagem. Abraços.

    ResponderExcluir