quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA 9 - INNSBRUCK - AUSTRIA

Saímos cedo do hotel para irmos a Innsbruck, na Áustria. A cidade fica a mais de duzentos quilômetros de Trento e é a capital do Tirol.
Ela é atravessada pelo Rio Inn, de onde tem seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas e é um renomado centro de esportes de inverno, sendo que sediou as olimpíadas de inverno nos anos de 1964 e 1976.
Já na estrada podia-se notar a mudança total na paisagem e na arquitetura, totalmente tirolesa. Há cidadezinhas em todos os cantos: no vale, nas montanhas, dos dois lados da rodovia.


Chegamos a Innsbruck e fomos diretamente ao centro histórico, onde há a famosa sacada com o telhado dourado.Maximiliano I, arquiduque de Áustria e imperador de Alemanha, foi um dos grandes apaixonados pela cidade e um dos principais responsáveis pela construção de muitos dos monumentos que hoje se podem visitar. Converteu a antiga residência dos príncipes do Tirol no seu próprio palácio. Ali fez construir um balcão, com telhas de cobre cobertas de ouro e vários relevos com motivos referentes à sua vida. Conhecido como "Goldenes Dachl" ( "o telhado de ouro"), fica no início da Friederich Strasse e é a principal atração turística da cidade. No interior do edifício fica um museu dedicado a Maximiliano I, com retratos, objetos e armaduras do imperador.
Mal chegamos, ouvimos música pela rua e era uma banda da Polícia que vinha tocando para parar em um local e fazer um concerto ao ar livre.
Foi muito emocionante ver os músicos tocarem marchas e músicas clássicas, além de músicas modernas.
O concerto durou mais de uma hora e eu e o Dane, meu marido, o assistimos sentados em um bar.
Todo o grupo almoçou comidas típicas da região no restaurante Kranebitterhof: canederli ao brodo ( um tipo de uma almôndega grande feita com vários tipos de embutidos cortados bem miúdos e pão ), chucrutes e uma carne com batata,










Depois voltamos ao centro de Innsbruck onde ficamos por mais um tempo. Alguns aproveitaram para experimentar uma boa cerveja; outros fizeram muitas compras nas excelentes lojas da cidade. Vários adquiriram o autêntico chapéu tirolês e passaram a usá-lo dai por diante.



Segunda foto oficial do grupo. Ela vai sair numa revista local.


Passadas algumas horas aproveitando o centro histórico, nos dirigimos a um grande parque perto do qual há um trampolim para saltos e um tipo de um belvedere todo fechado com vidros, de onde se vê a cidade toda.


Voltamos para Trento e jantamos um tipo de nhoque bem pequenininho que leva verdura na massa ( outros preferiram uma sopa com um tipo de feijão fava); carne de vitela com ervilhas frescas ou um embutido parecido com panceta acompanhado de pepino, salada mista e de sobremesa pera com calda de chocolate e chantilly.
Amanhã tem mais. Ah, o pessoal fez muiiiiiiiiiiiitasss compras em Innsbruck. Preparem-se porque vêm aí muitos presentes

8 comentários:

  1. Que cidade diferente parece algumas aqui do sul do Brasil ou é só impressão minha? Muito legal o dia de vocês vi meus pais e meu avô em algumas fotos!!!
    Vi também a foto da loja da Swaroski, adoro muito essa loja!

    Bjs e continuem aproveitando ao máximo a viagem...
    Mande um abraço a minha família por favor e diga que sinto falta deles...

    Bjs!
    Andreza Trentino

    ResponderExcluir
  2. Wal, que formidável estarem na Áustria! Tudo que vc coloca pra vermos é uma delícia. Vi minha prima Roseli e minha irmãzinha Silvia.
    Bjs a todos vcs e mais uma vez, obrigada.
    Margarete

    ResponderExcluir
  3. Turma, bom dia!
    Tá pra lá de ótima esta viagem, belíssimas paisagens, obrigada por permitir-nos fazer parte desta viagem, delícia....
    Silvinha: tô gostando de ver esta sua carinha de paz... Rô,aproveite muito!
    Beijo a todos e tenham mais um ótimo dia.
    Cássia Beissmann

    ResponderExcluir
  4. Waldete.
    Estamos acompanhando a viagem e adoramos.Por favor mande um abraço para minha mãe,meu pai(Cristina e Armando) e meus tios.Estamos com saudades!

    Ana Clara e Marta.

    ResponderExcluir
  5. Waldete.
    Estamos acompanhando a viagem e adoramos.Por favor mande um abraço para minha mãe,meu pai(Cristina e Armando) e meus tios.Estamos com saudades!

    Ana Clara e Marta.

    ResponderExcluir
  6. Waldete,
    O comentário foi duas vezes porque estamos morrendo de vontade de estar aí.

    Marta, Ana e Leticia.

    ResponderExcluir
  7. OPAAAA CADE O MEU CRISTAL SWAROVSKI?????

    ResponderExcluir
  8. Poucos sabem, mas o Imperador Maximiliano foi coroado em Trento (que era a 2a capital do Tirol).
    muito legal o blog!
    Marcos Nones

    ResponderExcluir