sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIA 11 - UM DIA MUITO ESPECIAL - MOENA E DOLOMITAS COM NEVE

Segundo Eraldo, hoje seria nosso dia mais bonito, porque iríamos ao vale de Fiemme e Fassa, a uns 110 quilômetros de Trento, onde visitaríamos as montanhas Dolomitas que desde 2009 são Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.
As Dolomitas (em italiano Dolomiti) formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. A área dolomítica estende-se entre as províncias de Belluno - que constitui sua parte mais relevante - Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.
As dolomitas têm seu nome originado de um famoso mineralogista francês, Déodat Gratet de Dolomieu, que em 1791,foi o primeiro a descrever a rocha dolomita, um tipo de rocha carbonada responsável pelo formato característico dessas montanhas. Além de ser famosa pelas pistas de esqui e escalada, a região impressiona pela beleza e pelas cores das montanhas, que parecem mudar a cada hora do dia, com reflexos do sol e da neve, e também por seus lagos.
Dolomieu veio para a região e aqui viu elevações de cor rósea. Ninguém tinha uma explicação do porquê dessa coloração. Esse geólogo recolheu material para análise e chegou à conclusão de que isso provinha do fato de que no local antes havia um mar que depois desapareceu dali. Todo o material orgânico que se encontrava nas águas foram se sedimentando e por essa razão as dolomitas são feitas de matéria viva. A guia Donatella contou que às vezes, andando por essas montanhas, se acham vestígios de vida marinha.
Nossa primeira parada foi em Moena, uma pequena cidade, famosa por seu artesanato de madeira.








































































































O pessoal aproveitou para comprar umas lembrancinhas e tomar um cafezinho.
Continuamos rumo às dolomitas, passando por pequenas cidades como Predazzo, Cavalese e Canazei, subindo por uma estradinha muito curva, que proporcionava vistas espetaculares.

















Chegamos a um local, onde há uma estação, cujos bondinhos levam os turistas a uma outra base mais alta. Aí há um restaurante.
A estrada que nos levou a essa base onde fica a estação é estreita, com mais de 20 curvas fechadas e uma paisagem de tirar o fôlego.
Depois retornamos à base onde o ônibus nos esperava e todos aproveitaram para fazer compras. Daí retornamos para Trento e o jantar nos esperava: fusilli com mix de cogumelos ( ou uma sopa de legumes simplesmente maravilhosa), salada mista, polenta feita com um fubá branco, acompanhado de picadinho de carne com um molho de vinho. Sobremesa – sorvete com chantilly.
A grande maioria do pessoal saiu do jantar e foi diretamente para o quarto, porque amanhã vamos ter que levantar muito cedo, pois partimos para Veneza às 7 da manhã.
Todos estão bem, se divertindo muito, rindo muito e confirmando ao vivo porque todas os mais lindos calendários e folhinhas têm paisagens dos Alpes. São de arrepiar.
Voltarei a postar no blog no domingo e contar como foi o dia de amanhá, dia 12, dia dos namorados, em Veneza.















6 comentários:

  1. Osório Migliorini Neto11 de junho de 2010 às 22:28

    O pai queria pegar um pouco de neve e trazer de lembrança pro Brasil!!!!!! rsrsrsrsrsrsrs
    Esse dia deve ter sido mesmo maravilhoso com paisagens uma mais bela que a outra. Aproveite mesmo a viagem o sr. merece isso e muito mais. Abraços para o Sr, meu tio, minha tia, Daniel e Waldete e a todos os brasilianos. Até breve

    ResponderExcluir
  2. Wal
    Que lugares encantadores. Demais!!!
    Cada dia supera o anterior. Fotos lindas.
    Bjs proce e pro Dane.
    Marletes

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Belíssimo, belíssimo! Aguardo ansiosamente por Veneza. Até lá Wal!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, vcs conseguiram achar neve no verao europeu!!! : )

    Cada foto maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Nossa quem diria que veriam neve não é mesmo? Quando minha mãe falou isso no telefone fiquei toda emocionada imaginando como tinha sido ela, papai e meu avô na neve. As fotos estão lindas!
    Ah em Veneza não é dia dos namorados... Eles comemoram aí no dia 14 de fevereiro que é o dia de San Valentino... No Brasil que temos essa data doida...
    Curtam bastante Veneza! Quero ver as fotos logo. Não se esqueçam de comprar mascaras elas são lindas e não existe nenhuma que chegue nem aos pé aqui no Brasil. Para irem chiquerrimos a festas a fantasia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Tudo muito encantador. Vi Silvinha e Rô na foto!!! Mais uma vez agradecemos a Wal tantas belas informações e notícias agradáveis.
    Margarete

    ResponderExcluir