sábado, 5 de junho de 2010

Dia 4 - Vaticano

Logo que acordamos, fomos tomar café e soubemos que os jauenses Elenice e Geraldo, os terribiles, e Sueli Spiller chegaram ao hotel no início da noite, mas resolveram ir debaixo de chuva, até a igreja onde o papa estaria celebrando a missa. Chegando lá, foram avisados de que a cerimônia tinha sido transferida para a igreja de São João Latrão, um pouco distante do hotel. Os três resolveram ir para lá e quando chegaram... viram o Papa que saía da igreja. Foi uma momento de muita emoção para os três, que corajosamente, debaixo de chuva e de noite, sem conhecer Roma, enveredaram pelas ruas até chegarem à igreja. Foram premiados pela perseverança e os únicos do grupo a verem o Papa.
Terminado o café da manhá, fomos para a estação Termini, tomamos o ônibus 40 e fomos direto para o Vaticano.
Enfrentamos mais de uma hora de fila para visitarmos os Museus do Vaticano e a Capela Sixtina. Estava um calor e um sol de rachar e o jeito foi comprar uns interessantes chapéus de palha vendidos pelos chineses. Na falta de bonés, alguns homens usaram esses chapéus.
Os museus são maravilhosos e guardam riquezas de valor inestimável. São de tirar o fôlego.
Andamos por todos os lugares nos quais os turistas podem entrar, até chegarmos à capela Sixtina. Maravilha.
As fotos vão falar mais do que as palavras.



A primeira foto oficial do grupo.
Bom, pra não perder o costume que perdurou por todo dia, o grupo se espalhou e se formaram grupos pequenos. Isso já nos museus.
Eram quase duas da tarde quando resolvemos ir comer, dentro mesmo do Vaticano e no final... todos se reencontraram.
Fomos todos para a enorme fila para visitar a Basílica de S Pedro. Novamente um sol de rachar mamona e muita gente. Ah! Existe um rigor muito grande para se entrar na Basílica; não é permitido entrar com bermudas, blusas sem mangas e se passa pelo raio x antes de se entrar.
Visitamos toda a igreja e depois a cripta, onde estão enterrados os papas. Vimos o túmulo de João Paulo II, onde havia muita gente rezando.
Depois, um grupo enfrentou nova fila para subir à cúpula da basílica, de onde se tem uma visão de Roma como estivesse em um helicóptero. Haja fôlego.




Todos retornaram para o hotel para irem para Tratesvere, um bairro boêmio, no qual há inúmeros restaurantes.
O pessoal se arrumou todo e depois, no saguão do hotel, posou para fotos.




Fomos em vários táxis mas .... 8 se desgarraram do grupo, por culpa dos motoristas, que deixaram apenas esses 8 no local combinado; os outros foram deixados vários quarteirões longe dali . Quatro foram andar pelo bairro e reencontraram o pessoal, e eu, Dane, Dino e Marilda jantamos sozinhos.
Fomos a um restaurante muito bonito, na praça de Santa Maria de Trastevere e lá tivemos uma das primeiras demonstrações da falta de educação dos italianos. O garçon que nos atendeu era mal criado, ficou fazendo chacota quando lhe pedimos manteiga e por pouco não levou uns tapas nas fuças.
Ficamos ali na praça observando artistas amadores e quando estávamos procurando um taxi, reencontramos a turma em um restaurante.
Alguns foram ver o rio Tibre iluminado e outros resolveram voltar ao hotel, porque amanhá tem mais: iremos a Assis.

3 comentários:

  1. Nossa, que delicia de viagem! Vocês todos já têm histórias para a vida toda, e olha que nem chegou na metade da viagem.

    Sou filho do Adão, e estou deixando um beijo pra ele, para a Patricia, Geraldinho e Elenice! Ahhh, pra todo mundo tb!!! : )

    Aproveitem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Roma é realmente um sonho, uma cidade que dá arrepios de tanta beleza acumulada. Espero que a viagem continue com tanta animação como está e com certeza terão muitas e muitas histórias para contar. Eu mesma quando fui tirei 12 gbs de fotos, mas fiquei um pouco mais de tempo, queria registrar tudinho que via para nunca mais esquecer. E agora vejo minha família nos lugares que tanto amei, nossa meu coração aperta de saudades tanto da bella Italia como da minha amada familia.

    Un Bacio a tutti

    Andreza Trentino

    ResponderExcluir
  3. Wal, tá tudo muito bom, textos e fotos, tô gostando de ver !! manda mais....
    Sobre a falta de educação dos italianos, eu chamo de mau humor, uma coisa incrível, brigam o tempo todo....pior que lusitanos e espanhóis.

    bejo e boa viagem.
    (aqui nevou ontem, fomos todos esquiar no Ibirapuera)

    José Eduardo

    ResponderExcluir