segunda-feira, 7 de junho de 2010

DIA 7 - A EPOPÉIA NO TREM

Hoje acordamos cedo, tomamos café e às 10 da manhã fomos todos arrastando nossas malas à estação de trem Roma Termini,que fica a três quarteirões do hotel, onde tomaríamos um trem de alta velocidade rumo a Trento. Faríamos baldeação em Bologna para pegarmos um trem regional para Trento.
Everaldo reservou uma “carrozza” inteira para nós. ( vagão) A carrozza 6. Quando ele disse isso, eu fiquei matutanto como seria possível descer 43 pessoas, cada um com pelo menos uma mala e uma bagagem de mão, sendo que o trem ficaria parado apenas 3 minutos na estação.
Para subir os 43 com bagagem já foi meio difícil. Não via uma forma de conseguirmos fazer a descida e era certeza de que iria dar confusão.
Durante a viagem, a preocupação era geral até que o Eraldo com a ajuda de alguns oriundi bolaram uma verdadeira estratégia de guerra.
As mulheres sairiam pela porta de trás levando as bagagens de mão. Os homens sairiam pela da frente com as malas. Foram divididos alguns grupos de “ataque”: o pessoal que iria tirar as malas dos bagageiros; a turma que ficaria nos corredores passando as malas até a porta; o pessoal que pegaria as malas e daria para outros que estariam fora do trem esperando-as. As mulheres desceriam com as bagagens de mão e correriam para onde os homens estariam colocando as malas para tomar conta delas e organiza-las.As primas Roseli e Silvia seriam as primeiras a descer. Uma verdadeira operação de batalha.
Quando faltavam dez minutos para o trem chegar em Bologna, todos se levantaram dos assentos e se dirigiram para seus lugares de “batalha”. Quando o trem parou iniciou-se a epopéia. Foi um corre-corre total, porque tínhamos que lutar contra o tempo. Deu gosto de ver. Cada um fazendo a sua tarefa e no final, quando a funcionária do trem apitou, todas as malas estavam no chão. Foi uma alegria só e isso ficará gravado para sempre na memória.
( Mas que deu uma canseira, deu. Foi um sufoco !)
Tomamos o trem para Trento e chegamos no final da tarde.


À noite, um jantar muito gostoso nos esperava, não antes de um brinde com espumante, oferecido pelo hotel.
Querem saber o que comemos ? Caneloni recheado de carne e gratinado; salada de tomate, alface, radicchio e carne de peru fatiada com um molho delicioso e batatas ao forno. De sobremesa uma cassata regada com mel.
Durante o jantar recebemos nossa primeira ilustre visita: Maurizio Tomazi, jornalista e diretor da revista Trentini nel Mondo.









Logo depois do jantar, fomos a pé para o prédio da Filarmônica de Trento, ao lado da catedral para assistirmos um coro da cidade. Foi uma bela apresentação de músicas sacras, cantadas "a capela". Houve a apresentação de uma harpista e de um organista. O regente é primo do Eraldo.


De lá, alguns vieram para o hotel e outros pararam nuos bares que há na praça principal, que tem um chafariz com Netuno.
Infelizmente não deu pra ver a cidade direito, mas teremos muito tempo para curtir essa acolhedora Trento.
Amanhã tem mais.
Ah, todos estão bem, felizes e alguns se emocionaram ao chegar na terra de seus antepassados. Todos estão bem de saúde, tomando muito vinho e mandam muitas lembranças a todos.
Margarete: a Silvia e a Roseli mandaram um beijão.

6 comentários:

  1. Virginia Maria de Oliveira Migliorini7 de junho de 2010 às 23:00

    Que viagem..........to com voces nesta quase morri de rir quando li da tarefa de guerra ainda bem que deu certo. Que trem lindo parece uma nave espacial. Beijos a todos e no meu querido.......

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente uma baita aventura no trem, não sei porque as paradas são tão curtas para descer é praticamente uma missão impossível, pelo menos vcs tinham um vagão só para vocês e conseguiram se organizar tranquilamente. Agora imaginem como foi comigo e alguns amigos num vagao cheio de pessoas desconhecidas que não falavam portugues, italiano, nem inglês. Bom foi o que aconteceu...
    Que bela janta! Hum essas massas daí uma melhor que a outra, mas o que acho incrivel são os queijos, vinhos e o azeite é claro =)

    Um beijo a todos e para a minha família Trentino...

    Andreza TRentino

    ResponderExcluir
  3. Waldete, obrigada pela delicadeza de transmitir minha mensagem a minha prima Roseli e irmã Silvia e de nos manter tão bem informados. Fico feliz e encantada com o ânimo de vcs. O episódio do trem deve ter sido empolgante. Que Deus os conduza e divirtam-se. bjs. Margarete

    ResponderExcluir
  4. Wal
    Esse trem num era Maria Fumaça???
    Como o grupo todo come.... oceis deveriam ter me levado.... tô com água na boca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Wal, tô preocupado....
    Tô achando que vcs não tem o que comer aí.

    Quer que eu te envie uma lata de feijoada pelo Sedex 10 ???

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHAHAHAAH
    Fiquei imaginando a cena aqui!!
    Só você mesmo Warda, pra descrever tão bem.
    bj

    ResponderExcluir