quarta-feira, 16 de junho de 2010

DIA 16 - CASTELO DE BUONCONSIGLIO E BASILICA PALECRISTIANA

Hoje amanhece chovendo novamente. Alguns foram para Pádova e a maioria do grupo foi conhecer o Castelo do Buonconsiglio, uma construção que teve início no século XIII.
O castelo, construído sobre um relevo rochoso, foi inicialmente uma fortaleza que protegia a cidade; mais tarde construiram-se novas alas para que ele se tornasse habitável. Pela arquitetura e cores exteriores percebe-se claramente as diversas fases dessa construção: a parte mais antiga, medieval, à esquerda. No centro, em cor cinza, a construção do século XVII e na direita, com fachada branca, a construção do século XVI. Durante um século as construções medieval e do século XVI ficaram separadas.
Para percorrer todas as dependências do castelo, penso que são necessários vários dias, tamanha a riqueza de detalhes, principalmente do Magno Palazzo.

Na parte mais antiga ( na foto, à esquerda ) há uma torre circular, a torre de Augusto. A construção tem o nome de Castelvecchio. A arquitetura é medieval e percebe-se no alto alguns "escudos" que terminam em V, que era o local onde ficavam os defensores do castelo.
Entre 1300 e 1400, a sua estrutura foi modificada por ordens dos bispos Giorgio di Liechtenstein e Giovanni IV Hinderbach. O primeiro acrescentou à construção a Torre de Áquila, em cujas paredes há um afresco representando os meses do ano. O interessante é que o afresco cobre as quatro paredes da torre e não há uma quebra da sequência dos desenhos entre um mês e outro. Sempre o final da pintura de um mês continua no início da pintura do mês seguinte. A separação dos meses é feita por uma pequena moldura.
O bispo Giovanni IV Hinderbach mandou construir um tipo de varanda em estilo gótico veneziano,com motivos florais e vegetais, que está incorporada à parte antiga do castelo.
Em 1500, o cardeal Bernardo Clesio construiu uma majestosa e refinata residência, que celebrava seu prestígio e poder, o Magno Palazzo, que tem pinturas que datan do século XVI, de Dosso Dossi, Romanino e Fogalino.
O bispo Francesco Alberto Poia costruiu a Giunta Albertiana, no século XVII, uma estrutura que permite a comunicação direta entre a sessão medieval e Magno Palazzo. Nela há estuques e afrescos barrocos .
Em 1796 Trento foi invadida pelas tropas napoleônicas e o último príncipe bisto, PIetro Vigilio Thun, deixou o castelo e se refugiou na fortaleza da família, no Val di Non.
Com a secularização do Principado Episcopal do Trento, o castelo se reduziu a uma caserna austríaca.
Durante a primeira guerra mundial(1916), a sala do Tribunal foi sede de um processo que condenou à morte Cesare Battisti, Fabio Filzi e Damiano Chiesa.
Em 1918 o estado italiano se torna proprietario do Castelo, que passou em 1974 para a Provincia Autonoma di Trento.













As três fotos abaixo sao dos afrescos do Magno Palazzo.





















No segundo andar do Magno Palazzo, ´há uma área ao ar livre, onde existe um jardim e uma fonte, considerados como uma demonstração de poder do bispo proprietário.



No exterior, ha um belissimo jardim, com canteiros de lavanda e parreiras de uva.
Trento é uma cidade interessantíssima e guarda tesouros de sua história. O centro histórico tem construções que valem a pena serem vistas.
Nossa viagem foi maravilhosa e graças a Eraldo, Ivanette e a associação Trentino nel Mondo vivemos aqui dias inesquecíveis.
Estes dias ficarão gravados na memória, principalmente daqueles que encontraram suas famílias em seus paesis de origem.
Que Deus proteja nossa volta, que se dará amanhá.
De manhá iremos a uma feira típica, almoçaremos no hotel e a uma hora,iremos para Milão e de lá para Madri. Depois, Brasil.
Na próxima semana, o blog será enriquecido com mais fotos e maiores detalhes sobre os passeios.
Ciao, amici.
Bacios a tutti.




























À tarde, eu e Sueli Spiller fomos à Praça Duomo e entramos na Catedral de São Vigílio, para visitarmos um dos quatro pontos do itinerários arqueológicos da antiga Tridentum romana, no centro de Trento, a Basílica Paleocristiana, que fica embaixo da catedral. Atrás do altar-mór há uma escada de pedra que leva a ela, que é impressionametemente grande. Infelizmente não se pode tirar fotos no local
No subsolo de Trento vive a antiga Tridentum romana, o splendidum municipium, como a definia o imperador Cláudio, no ano 46 depois de Cristo.
Os outros pontos arqueológicos são: O Espaço Arqueológico Subterrâneo do SAS( um conjunto de edifícios publicos e privados), a área arqueológica do Palazzo Lodron ( onde se pode observar uma seção das muralhas meriodinais, uma via que ia do norte ao sul, uma torre, habitações privadas e uma bodega de vinho), a porta Veronenesis ( uma porta monumental de ingresso à cidade para quem vinha do sul)
A Basílica Paleocristiana ficava fora dos muros da cidade e foi construída, a pedido do bispo Vigílio, para ser a sepultura de três missionários mortos no Val di Non em 29 de maio de 397.Era uma basília cemiterial.
Entre os séculos IX e X se torna uma igreja catedral. Desde a sua construção até essa época, teve várias amplicações.
Os visitantes podem saber tudo sobre esse monumento, através de um computador que há no seu interior, com todas as informações sobre ela. Pode-se fazer um tour virtual pelos séculos, pois através de imagens de computador, pode-se ter a nítida idéia de como ela era e o que foi acrescentado. Um passeio interessantíssimo.
As imagens abaixo foram tiradas da Internet.

5 comentários:

  1. Que bela viagem, amiga! Adorei os registros e espero ver mais na sua volta.
    Tem uma foto postada hoje que achei especial: das duas torres por cima de vegetação, com montanha ao fundo. Me encantou mais que as outras!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Que lindo castelo é o famoso do Consiglio di Trento? Que foi uma forma da igreja católica tentar reunir forças para combater a reforma protestante?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Osório Migliorini Neto16 de junho de 2010 às 20:53

    Previsão do tempo para São Paulo. Sexta-feira, 18/06, parcialmete encoberto, mínima de 12º e máxima de 26º. Neblina de manhã e poluição durante o dia. ar muito seco.
    Até breve e ótimo regresso aos brasilianos de Trento. QUE VIAGEM MARAVILHOSA FOI ESSA ATÉ MESMO PARA QUEM NÃO PODE IR MAS AS IMAGENS FALAM MAIS QUE AS PALAVRAS.
    Nostra Itália é piú bella!!!

    ResponderExcluir
  4. Wal, estou viajando com você! Mto legal.
    Volte logo pra contar tudo! Bjos
    P.S. -Diga a Marilda que não use a camiseta
    preta no dia do jogo do Brasil, per favore!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas fotos e comentários disponibilizados neste período de viagem, aqui todos nós agradecemos e desejamos um ótimo retorno ao Brasil, terra que os espera.
    beijo a todos,
    Cássia Beissmann
    recado à Silvinha: super beijo e estamos esperando por você!

    ResponderExcluir