domingo, 25 de julho de 2010

XIV FESTA DA POLENTA - BAIRRO DE SANTA OLÍMPIA - PIRACICABA

O dia 25 de julho foi marcado por uma grande alegria: o reencontro do nosso grupo de viagem pela Itália, na XIV Festa da Polenta, em Santa Olímpia.
(foto do site de Santa Olímpia)



A maioria do grupo compareceu à animada festa e foram momentos memoráveis que passamos juntos. Já combinamos de fazer um outro encontro, em Jaú, na casa do Tadeu Taminini. Falta apenas definir a data.
O bairro Santa Olímpia, na cidade de Piracicaba, é um pequeno pedaço do Trentino no Brasil. Fundado por imigrantes tiroleses no final do século XIX, o bairro mantém hoje viva a memória e as tradições dos pioneiros, através do folclore, da gastronomia, das festas típicas e do modo de viver e falar de seus moradores.

A primeira impressão de alguém que chega ao pequeno bairro rural de Santa Olímpia é a de ter encontrado em meio ao verde da paisagem uma pequena aldeia de montanha: uma igreja central, rodeada por uma ampla e tranqüila praça, enfeitada com belas flores e verdes árvores.

Logo ao lado é possível ver as pequenas e estreitas ruas, como aquelas das aldeias européias, com janelas e portas que dão diretamente para a rua.
Esta bela e romântica aparência também reflete o modo de viver de seus habitantes, gente simples e muito alegre, que mantém em terras paulistas a sinceridade e hospitalidades dos tiroleses.









A sede da Associação de moradores de Santa Olímpia é a mais antiga casa colonial do bairro, datada do início do século XX, e que serviu em outras épocas como local de encontros importantes e festas. No mesmo local funciona o Centro Histórico-Cultural, que possui um pequeno museu com objetos pertencentes aos pioneiros do bairro. Ali é possível descobrir o modo de vida dos primeiros colonos trentinos.

Saídos do Trentino (Tirol italiano), região alpina do norte da Itália, os imigrantes vieram para o Brasil trabalhar no campo e aqui encontraram as oportunidades que lhes faltavam com a crise que assolava a Europa. Assim foi possível, através de muito trabalho, constituírem famílias e desfrutarem de um clima salubre, de terras férteis e natureza exuberante.

Para homenagear o centenário da chegada dos primeiros imigrantes trentinos, foi inaugurado em 1992 um monumento aos pioneiros, com seus nomes e os nomes dos "patriarcas" do Bairro Santa Olímpia, o casal Jacó Correr e Rosa Pompermayer. Também são representados a economia da época e a religiosidade dos fundadores.
( dados retirados do site do Bairro de Santa Olímpia)



AMIGOS
"Amigos são como o vento: às vezes perto, outras longe, mas eternos em nossos corações"








































MANJA CHE TE FA BENE
BEVE CHE TE FA FELICI












O AUTÊNTICO TRENTINO
Tadeu Nunes Tamanini é uma pessoa especial,que cativou a amizade de todos os que participaram da viagem.
É uma pessoa autêntica, que valoriza suas raízes e uma prova disso são as fotos abaixo.
As meias e a gravata foram compradas em Innsbruck, porque lá ele já havia decidido fazer o traje típico. O chapéu tirolês foi comprado em Trento e a roupa foi feita pela nossa colega de viagem e grande modista e costureira Nica. Uma artista.
Grande Tadeu. Um exemplo de autenticidade.







A COZINHA
A cozinha e quem nela trabalha são os responsáveis pelo sucesso da festa. O que é uma festa sem os comes ? Ainda mais se tratando de uma festa italiana.
Vamos conhecer uma parte dessas pessoas especiais que trabalharam muito preparando o cardápio servido durante os três dias.
CARDÁPIO DA FESTA
Sexta, Sábado e Domingo
Porções: polenta rostida (frita), polenta brustolada (assada na chapa), cuscuz, pastel, salsichão. Bebidas: vinho de uva e laranja, sangria, sucos, água, cerveja e refrigerantes. Sobremesas: doces e sorvetes
Sábado e Domingo
Canèderli: sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos. - Spaghetti - Prato típico: polenta, frango ao molho, cucàgna (fritada de ovos misturados com lingüiça, tomate, cebola, queijo, bacon) e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa, bacon).
Domingo
Canèderli: sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos. - Spaghetti - Prato típico: polenta, frango ao molho, cuccagna (fritada de ovos misturados com lingüiça, tomate, cebola, queijo, bacon) e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa, bacon).

















BANDA NOSTALGIA
A banda se apresentou tocando músicas típicas. Mas não foi no palco: os músicos andaram entre as mesas, fazendo a alegria dos presentes com sua animação.












CORAL VÀ PENSIERO
O coral abriu a programação do domingo, se apresentando às 12h na Igreja de Santa Olímpia.
















AS DANÇAS
O GRUPO SANTA OLÍMPIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ( adulto) tem como responsável José Edivaldo Stenico, o Diva. O grupo existe há 22 anos e já se apresentou em mais de 300 eventos, em várias cidades.
Às 15h40 o grupo se apresentou no palco da praça.
O primeiro grupo folclórico do Bairro Santa Olímpia foi fundado em 09 de setembro de 1987, com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses.
Inicialmente, o Grupo Santa Olímpia era composto apenas por integrantes adultos. Para que as gerações mais novas também pudessem praticar as danças folclóricas, foram iniciadas em 1992 as modalidades juvenil e infantil. Após essa positiva experiência, foram criadas as modalidades mirim (2001) e infanto-juvenil (2004), esta como preparo e intermédio para o grupo juvenil.
As modalidades
Atualmente, o Grupo Santa Olímpia conta com mais de 110 integrantes, divididos entre as cinco modalidades: adulto, juvenil, infanto-juvenil, infantil e mirim, com coordenação geral de José Edivaldo Stenico. Para auxiliar principalmente os grupos infantil e mirim, alguns integrantes dos grupos infanto-juvenil e juvenil auxiliam nos ensaios e apresentações. A maioria dos oitenta componentes do grupo são moradores do Bairro Santa Olímpia. ( texto retirado do site de Santa Olímpia)





























Fotos - Walcestari e nas que eu apareço... bem... alguém as tirou...